DIVINDADES NÃO-CULTUADAS NO BRASIL

ESSAS DIVINDADES PESQUISADAS POR MIM, SEUS CULTOS NO BRASIL SE PERDERAM, NÂO TIVERAM SEQUÊNCIA, PORÉM EM ÁFRICA BANTU, VARIANDO DE REGIÃO PARA REGIÃO, AINDA NOS DIAS DE HOJE, SÃO CONHECIDAS E CULTUADAS.

 

NKUKUALUNGA -  O criador da alma. Ele também é o patrono do jogo de ngombo (jogo divinatório de tradição tchôkwe).

 

FUNZÁ -  Divindade que vive solitária nas profundezas da terra, essa que tem as águas por cima, ou seja, a Divindade Funzá, habita as profundezas do fundo do mar, dos rios, lagoas e lagos.

 

NKONDI - Ascendente da família de Nkosi. Em algumas circunstâncias é tido como um espírito vingativo, por se vingar das pessoas que fazem falsos juramentos, ou seja, que não cumprem com o prometido a ele. É chamado de fetiche (crença nos poderes de estatuetas). Fetichismo (culto de certos objetos inanimados, que por estarem ligados a espíritos, passam a representá-los simbolicamente). Tem uma grande ligação com assuntos correspondente a justiça. Nos tempos antigos, ele é quem fazia a ação, representava para as partes, à segurança do contrato combinado, ele seria o cartório. As pessoas quando vendiam algo, recorriam ao manipulador de Nkondi,  para que assim procede-se o andamento do negócio combinado. O manipulador da estatueta (fetiche de Nkondi), dava um prego para cada um dos envolvidos no negócio, a pessoa rodava o prego em seu próprio cabelo e arrancava um punhado de cabelo e pregava o mesmo na estatueta de Nkondi, que era confeccionada com certos tipos de madeira e assim estava concretizado o contrato ou jura. A partir dali, as partes envolvidas passavam a ter uma dívida com a Divindade Nkondi. Se a mesma não fosse cumprida, os devedores poderiam pagar até mesmo com a vida.

 

 KASUMBENKÁ - Divindade responsável pelos caminhos do homem, no plano material.

 

KALUNGANGOMBE -  Preside no kakulu (reino dos mortos). O Deus das profundezas do globo terrestre. O juiz dos mortos, ou seja, ele é quem julga os homens após sua passagem terrena.

 

KIANDA -  Nome de origem Bantu (Kimbundu) que quer dizer sereia. A sereia do reino do kongo, um espírito de grande ligação com o homem, que é evocado pela força natural das águas, onde esses espíritos habitam.

 

NGONGÁ - Divindade que consagra os pós-sagrados e ritualísticos, também é atribuído à essa Divindade, o poder de transmitir ao homem a prosperidade e a   sorte. Ascendente da família de Lembá.

 

NGAMBA - O guardião dos templos sagrados e religiosos. Ngamba se ramifica do clã de Pambu Njila.

 

MUTANJINJI - Divindade feminina ligada a fauna terrestre. Ela é considerada para algumas tribos Bantu, a esfera do globo terrestre.

 

KUINGANGA -  Responsável de purificar os seres vivos, de todas as mazelas adquiridas no decorrer de sua passagem pela terra.

Comentários

Data
De
Assunto

karamosse

Komakuiu gostaria de saber sobre esse raro Nkisse

Data
De
Assunto

MAKUIU

Desde época do orkut SEMPRE gostei de suas postagens. PARABÉNS. FACEBOOK: andre.berwanger@gmail.com

Data
De
Assunto

divindades.

as divindades nao cultuadas, nao tem ligaçoes com as nossas divindades aqui no brasil? elas nao fezem parte de uma força emtre ligadas? tire minhas duvidas por favor.makuiu

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.