KAÍANGO//MATAMBA
Dentro dos cultos afro-bantu, em especial das nações Angola e Kongo, essas Mahamba (Divindades) recebem na maioria das regiões onde tem seus cultos (MUSAMBU) as designações honoríficas de MAM'ETU MUNJINDA, que quer dizer NOSSAS MÃEZINHAS DAS TEMPESTADES, em razão de estarem implicitamente ligadas aos fenômenos dos ventos ocasionados pelas grandes tempestades e durante as ocorrências destas fortes chuvas, há o surgimento dos relâmpagos que estão intrinsicamente associados a DIVINDADE TARIÁ NZAJI (PAI DOS RAIOS E TROVÕES - NZAZI), ainda nas regiões dos povos Bantu foi criado o LUSAMBU (MITO), da união entre estas duas importantes Divindades.
Realmente existe ligação, pois o campo de atuação dessas Divindades na divina natureza caminham juntos na atmosfera, ou seja a Divindade Matamba é a tempestade com seus ventos e a Divindade Nzazi, raios e trovões.
Kaíango em algumas regiões de língua Kikongo, também está associada a Divindade Nsumbu
com forte ligação, pois Kaíango representa também o fogo das profundezas da terra, o fogo em brasa, lavas vulcânicas.
Essa Divindade tem para alguns povos de origem Bantu, o crédito de ter participação na criação do mundo, quando tudo era fogo em brasas e houve o resfriamento e a transformação para o estado sólido através dos ventos.
Matamba é comparada erroneamente ao Orisá Iansã dos Nagô/Yorubá.
Essa Divindade age de maneira incisiva nas cordas vocais dos seres humanos.
Nos cultos Bantu, as Divindades são evocadas e reverenciadas com saudações próprias das línguas faladas nas regiões onde acontecem seus cultos, portanto, KAÍANGO tem sua KUIXANA (o mesmo que oriki dos povos Yorubá/Nagô), com referência as suas funções dentro do culto e desta forma é saudada e evocada com a seguinte expressão: KIUÁ NENGUA SIAVANJU, KIUÁ KAÍANGO, que exprime (SALVE A GRANDE SENHORA DOS VENTOS DA MORTE, SALVE KAÍANGO)

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Kaiangu

Qual a fonte de kaiangu pertencer a o sub mundo ou seja mundo dos mortos kaiangu não seria um nkisi da fauna ????????????????

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