NKISI KATENDE......KIUÁ NGANA KATENDE!
Katende (Ka = pequeno - Tende = lagarto - Pequeno Lagarto)...
Essa Divindade se assemelha em alguns aspectos com o Orisá Ossayn da cultura Nagô Yorubá, apesar dessa comparação ser equivocada!
Essa comparação surgiu aqui no Brasil e é feita por nossos próprios adeptos e por pessoas de outras culturas religiosas!
Os cultos de origem Bantu, sempre tiveram o costume e a tradição de serem muito fechados, sendo assim, a falta de conhecimento fez com que essa Divindade fosse tida como o senhor das folhas sagradas e comparada ao Orisá Ossayn dos Yorubá.
A Divindade responsalvel pelas folhas, plantas e ervas sagradas, pela manipulação e segredos das mesmas é o Mukixi Manipanzu ou Muanipanzu de origem angolana, porém como disse acima, nosso culto é fechado e o culto a essa Divindade é restrito!
O Nkisi Katende é o protetor dos animais das florestas, principalmente os de pequeno porte e também os répteis.
Essa Divindade dos povos Bantu, tem grande importância para a fauna do planeta e também na proteção e manutenção dos animais selvagens das florestas.
Divindade do retiro, vive isolada de tudo e todos, bem no interior das matas e florestas, também é conhecido como a Divindade protetora dos jacarés.
Possui o poder absoluto sobre os repteis e aninais selvagens de pequeno porte das florestas, com isso, estabelece-se a germinação das mesmas!
Esse Nkisi atua nos caminhos da saúde física e mental do ser humano.

Comentários

Data
De
Assunto

nkisi katende

concordo com voce parabens

Data
De
Assunto

Katende

Quero parabeniza- lo pelo trabalho, apesar da resistencia de muitos, desnagotizar acredito eu seja nosso dever, porém com o cuidado debnão ferir o ego de muitos avoengos com as cicatrizes da maldita repressão ainda hoje presente. Se não dermos as mãos fatalmente vamos sucumbir. Lembrando que no culto a Nkisi/ Mukixi não há porque criar, tudo se compila e se adquiri através da praticidade

Data
De
Assunto

elogio

makuiu meu caro irmão!
quero lhe dar meus parabéns pelo seu trabalho
é magnífico,
Abraço...

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.