A palavra Kitembu ou Ntembu pode ser traduzida como VENTO, por este motivo a Divindade que recebe este nome está diretamente ligada às mudanças climáticas, portanto o título de TATA NZARIA (Pai dos Climas).
Está Hamba também é conhecida em algumas regiões de língua Kimbundu pelo nome de ABANGANGA, APANAGANGA, MAVULU, MAVUNGU, NZALÚ, SANGOLE, assim como em regiões do Kongo recebe nomes como MPEVELU, MPEMO, LUVEVUMUKU, MUELA.
Segundo os povos de língua Kimbundu, essa Divindade está ligada ao cultivo de inúmeras plantações, proporcionando condições favoráveis para a semeadura e colheita.
Age influenciando nas direções dos ventos, nas marés, no controle das chuvas, nas mudanças climáticas, em especial nas abruptas, de modo que os plantios são sempre feitos após consultar essa Divindade, que de certo modo atua na subsistência alimentar tribal, razão pela qual muitos aqui no Brasil, lhe atribuem erroneamente o nobre títulos de Rei da Mbutu (nação) Angola.
É a Divindade da vida, do crescimento e da evolução.
Kitembu/Ntembu é o grande pai dos povos Bantu, é homenageado em todas as Jinzo (casas) da nação Angola, com um mastro bem alto, com uma bandeira branca na ponta, simbolizando a Mpemba, que quando balança como o vento, indica a direção que os povos Bantu devem seguir. CONSIDERADO O GRANDE PAI (TATA) e NÃO O REI (SOBÁ), como muitos no Brasil afirmam!
Kitembu atua sobre as funções digestivas e respiratórias dos seres humanos.

Segundo conceitos Bantu, essa Divindade rege as quatro estações do ano:

VERÃO..............NTEMBU MURUNGANGA
OUTONO..........NTEMBU APANANGA
INVERNO.........NTEMBU MAUÍLA
PRIMAVERA....NTEMBU MUÍLU


TRECHO DA MATÉRIA QUE ESCREVI PARA A REVISTA ORIXÁS, EDIÇÃO DE NR° 13.

Comentários

Data
De
Assunto

Filho de ktembu

Sou filho de Kitembu, mas ainda não tenho um conhecimento que me deixe sossegado, pois muitas das informações encontradas nas pesquisas que faço na internet, são um tanto superficiais. Além de as vezes serem diferentes da minha mameto, ou seja, não encontro consenso.
Há divergências quanto as cores das contas, quanto o dia da semana correspondente ao nkisi, quanto ao orixá correspondente, entre outras.
Gostaria de saber mais Ktembu. Onde posso obter essas informações já que é um nkisi com poucos filhos e poucas pessoas sabem algo aprofundado sobre ele.

Gratidão!

Data
De
Assunto

arquetipos dos filhos

Por que não encontramos as caracteristicas de seus filhos?
Outra pergunta é.
não encontramos também quais foram as suas deformidades se é que ele tinha?
desde de já muito origada pela atenção um grande abraço

Data
De
Assunto

Re:arquetipos dos filhos

Olá minha irmã!

Tentarei responder suas perguntas....
O culto e tradição das Divindades de origem Bantu, é muito diferente do culto e tradição das Divindades (Orisá) dos povos Nagô Yorubá.
Nossas Divindades (Jinkisi/Minkisi), não tiveram vida terrena, tampouco forma humana, nossas Divindades são simplesmente energias da natureza, como vento, água, terra, chuva, barro, lava vulcânica, trovão, raio e etc.....
As características de seus filhos, podem ser semelhantes aos efeitos naturais desses fenômenos.... Exemplo: Explosivo e barulhento como um trovão.... Instável como as águas, ora calmo, ora revolto...... Fértil (fecundo) e generoso como a terra..... Claro e transparente como a luz do sol....... e etc....
Quanto a deformidades, não temos lendas e histórias como os Orisá (Orixás) Nagô...... Orelha cortada, doenças e situações semelhantes as dos humanos...... Nossas lendas falam de situações da própria natureza, portanto deformações do corpo não cabem em nossas tradições, culturas e costumes.
Espero ter colaborado com vc.....
Abraço

Data
De
Assunto

Re:arquetipos dos filhos

Encontramos sim,porém é muito raro um filho de Ntembu,Kitemu,Tempo, ou Irokô no Ketu. Mas existem sim.

Com bastante anos de santo só conheço dois,uma médium cujo quando esse Tata vem,é algo extremamente mágico e agora descobrimos que meu irmão de sangue de 8 anos de idade é filho de Tempo(algumas casas referem-se a este Nkissi dessa forma). E não vejo a hora da iniciação dele,pois é totalmente diferente de todos as outras divindades,porém isso já não devo comentar aqui,é diferente como uma iniciação de filhos de Katendê,enfim é muito emocionante.

Caso queira achar os arquétipos dos filhos de Ntembu,procure com outros nomes como Tempo,Kitembu,Ntempo,Ntembu ou até mesmo Irokô,pois apesar de não serem a mesma divindade são muito semelhantes,e seus filhos também. Porém o mais certo é você procurar do Nkisse mesmo.

Nzambi a kuá te sá!

Espero ter ajudado,

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.