NDANDA LUNDA//NDANDA - DANDA LUNDA
Divindade ligada as tartarugas e peixes de águas doces, representa o encontro das águas entre dois rios, o que muitas vezes causa o fenômeno chamado de POROROCA.
Ndanda Lunda em algumas regiões Bantu de língua Kikongo, é conhecida por ter forte ligação com a lua e sua influência no ser humano com suas fases (nova, cheia, crescente, minguante).
Essa Hambá (Divindade) é muito comparada erroneamente com o Orisá Osún dos povos Yorubá.
Nas culturas religiosas dos povos Bantu, existem Divindades com características semelhantes, mas de procedências distintas, Congolesas e Angolanas.
O nome Ndanda se origina de uma raiz (DANDÁ DA COSTA), a palavra Ndanda, do Kimbundu significa "PLANTA DA QUAL SE FAZ ESTEIRA", seriam Divindades de origens Angolanas da aldeia de Lunda, porém Divindades que atuam no mesmo campo da natureza, mas que são oriundas das terras do kongo, são chamadas de NDANDA LUNDA.
O termo "Danda" na língua Kikongo, significa "Banhar"........
No culto Bantu no Brasil, as Divindades pertencem a um mesmo clã familiar, porém são distintas em seus campos de atuações e ao contrário do que muitos imaginam, Ndanda Lunda não representa toda água doce do planeta. Existem outras Divindades distintas do mesmo clã familiar, que correspondem a essa representação da natureza.
Ndanda Lunda exerce fortes influências nas gestações dos animais e dos humanos, apenas na fase de gestação, pois a procriação e fertilidade pertencem a Divindade Lembá Diá Nganga (Lembá).
Suas filhas geralmente são pessoas de baixa estatura e perfeitas para ocuparem o cargo denominado de KOTA RIFULA, cozinheiras das comidas sagradas (Makuria Nzambiri) das Divindades, dentro das casas de culto Bantu.
Suas aparências gentis, frágeis, escondem uma forma metódica e explosiva em seus comportamentos quando provocadas.

NDANDA LUNDA ........ Atua no equilíbrio das funções endócrinas dos seres humanos.
Uma de suas saudações: KIUÁ NENGUA KUABEKO AMANZI! (Salve a grande senhora que nos concede fartura das águas sagradas!)

Comentários

Data
De
Assunto

Respostas das perguntas

Makuiu gostaria de saber se foi divulgado as respostas das perguntas feitas acimas pois acho que é do interesse de todos .
obrigado

Data
De
Assunto

Kissimbi

Mokoiu
Sou Makota de Kissimbi do terreiro do Tata Kassuté, interior de Sao Paulo.

No menu do seu site o senhor não menciona nada sobre a divindade Kissimbi...gostaria de saber sobre a divindade, seus arquetipos e etc.
Aguardo resposta...obrigada

Data
De
Assunto

Qualidade de Dandalunda

Makuiu, TATA gostaria de saber as qualidades de Dandalunda que existe no Ngola e com que Nkisis estás qualidades tem enrredo. Desde já agradeço sua atenção. Ubirajara.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.