NKOSI = LEÃO

Nkisi Nkosi, Divindade Bantu de origem Kongo, é comparado erroneamente ao Orisá Ogum dos Nagô Yorubá.

Nkosi =Leão - na língua kikongo dos povos Bakongo (plural de Kongo).

Divindade (Hamba) com seus campos de atuação na natureza e universo, ligados a agricultura, pastorear animais, as estradas e caminhos, no sentido de abrir, andar para frente, ir em frente e também é muito admirado e louvado por sua coragem, por defender seus filhos e os fracos e indefesos.

No culto e tradição religiosa dos povos Bantu, nossas Divindades são únicas e independentes, não existindo raças e nem qualidades, por isso temos Divindades ligadas às situações citadas acima (agricultura, pastorear, caminhos, coragem...) cada uma ocupando seu espaço individual na natureza...

Nkosi... Aquele que guerreia (briga) por nós, por seus filhos, pois traz consigo a nobreza da defesa, de defender os indefesos através de sua coragem!

Na língua Kimbundu (dos Angolanos), Divindade é chamada de Mukixi/Mukisi (plural - Jinkisi) e para os angolanos, a Divindade semelhante ao Nkisi Nkosi (dos Congoleses), é conhecida, chamada e cultuada, pelo nome de "Hoxi ou Hoji", que também significa "Leão" (do Kimbundu).

Hoxi ou Hoji, é conhecido em África Bantu pelos nativos Angolanos como " o leão devorador de almas".... Divindade temida por muitos nativos Angolanos!

No culto de origem Bantu, quando um filho (mona ou muana) é confirmado (Kundula) para o cargo de kambondo e recebe o nobre título de Tata Pokó (pai da faca) aqui no Brasil, e se sua cabeça (mutuê) pertencer à Nkosi ou Hoxi, DEPENDENDO DA RAIZ, ele realmente fará jus ao seu título, será uma referência na casa (inzo) à qual pertence, pois Nkosi ou Hoxi é o dono das armas de corte e ferramentas agrículas como: faca, facão, foice, enxada, pá, tesoura, punhal, navalha e etc...

Nas casas (jinzo) religiosas das nações Kongo Angola e/ou Angola, a casa (inzo) de Nkosi ou de Hoxi, onde se cultuam seus assentamentos (kuxikama/kunda), são exclusivas para eles, uma vez que esses Minkisi e/ou Jinkisi, não admitem dividir suas casas com outras Divindades!

O campo de atuação desse Nkisi ou Mukixi/Mukisi no corpo físico e na natureza humana é o plexo solar, nos desejos, emoções e raciocínio.

OBS: A forma de culto postada nesse texto, muda de raiz para raiz, pois falo de uma forma geral dos cultos Bantu à essas Divindades, não separando por tradições das casas ou raizes em nosso país.

Comentários

Data
De
Assunto

Hoxi

Muito bem descrito nossa Cultura em seu blog, já se tornou uma referência, muitos dizem que não devemos pegar conhecimento fora de sua casa de candomblé, não acho isso, pois nossa maravilhosa nação Angola é cheia de conhecimento e ninguém sabe tudo, ser de candomblé sempre estará apreendendo mais é se apurando.
Obrigado Tata por mais um aprendizado que guanhei hj.

Data
De
Assunto

nkosi

Todos os nkisis tem que esperar os pabugilo se alimentar o por que

Data
De
Assunto

parabens

Makuiu meu velho trabalho maravilhoso

Data
De
Assunto

bamburucimbi ou bamburucema

Boa tarde,eu sou ogã de oxossi e quero saber quando usar bamburucimbi e qual o significado?

Data
De
Assunto

Musica

Nenuma

Data
De
Assunto

reza de nkosi

makuiu tata
boa noite gostaria de saber do senhor e se o senho puder me informar se tem uma reza especifica ao nkisi nkosi, seje ela para agradecimento ou invocação do nkisi. pois o que se dizia ser meu tata nem isso me ensinou.

Data
De
Assunto

apresentaçao

makuiu tata!como vai ?sou mwana nkisi de tatetu koneji do kilombo rià nkosi do rio de janeiro.nao conhecia seu trabalho e fiquei maravilhada quando tatetu me apresentou os seus trabalho a respeito dos jimkisi,maravilhoso sreia se todos fossem como meu zelador eo senhor!!!!!!!! makuiu meus respeitos.

Data
De
Assunto

Re:apresentaçao

Makuiu Nzambi...... Makuiu,

Obrigado por suas palavras! Tenho muito carinho e respeito por seu tata..... Favor enviar um abraço p/ ele e também um abraço à vc.

Fique com as bençãos de Nzambi Mpungu.

Data
De
Assunto

Obrigada

Makuiu.
Gostei de ler este texto me esclareceu muita coisa ....

Data
De
Assunto

Parabens

Makuiu meu tio, como sempre erguendo a bandeira de nossa nação!

Itens: 1 - 10 de 10

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.