Kupapa Unsaba

 

 

Tata Lesenge, fundador do Kupapa Unsaba no Rio de Janeiro.

Tata Lesenge deixa a cidade de Salvador e muda para o Rio de Janeiro no ano de 1938, dando início à sua nova jornada nos caminhos dos Minkisi e Akixi e provavelmente não imaginava naquele momento, que essa jornada  eternizaria seu nome dentro da nação Kongo Ngola em nosso país.

Ao chegar, Lesenge foi morar na Rua Navarro, no Catumbi, havendo trazido em sua companhia alguns irmãos de santo, dentre os quais, se destacava por suas atuações, Ngkui, irmã de Tata Lesenge iniciada no segundo barco de Bernardino (Tata Ampumandezu).

Mam’etu Ngkui seria então o braço direito de Tata Lesenge em sua nova empreitada no Rio de Janeiro. Lá, Tata Lesenge conheceu outras pessoas do santo, sendo a maioria delas, oriundas do estado da Bahia.

No ano de 1941, Tata Lesenge funda a !nzo Kupapa Unsaba no bairro de Anchieta, dando início na raiz que se tornaria muito forte e de suma importância para que a nação Kongo Ngola se fortalecesse no Brasil.

O terreno onde foi fundado o Kupapa Unsaba, contém aproximadamente 5.000 metros quadrados de terreno.

 

Inzo Kupapa Unsaba, fundado em 1941

Em 26 de novembro de 1944, Tata Lesenge tirou seu primeiro barco de Azenza (plural de Muzenza) e em 20 de abril de 1947, Tata Lesenge inicia para Nsumbu sua sobrinha, de dijina Mabeji....

No decorrer dos anos, Tata Lesenge tirou doze barcos e o último foi tirado em 08 de novembro de 1969.

Floripes Correia da Silva Gomes (Mam’etu Mabeji), baiana do bairro da Liberdade, chegou ao Rio de Janeiro para residir com o seu tio, Sr. João Lesenge em 19 de outubro de 1946. À partir de sua iniciação no ano de 1947, Mabeji, sem saber já estava sendo cuidada e abençoada pelos Minkisi e Akixi, para ter grande importância no futuro da inzo Kupapa Unsaba.

No dia 29 de setembro do ano de 1970, às 23:40 hs, morre Tata Lesenge....... a nação Kongo Ngola chora, sofre uma de suas maiores perdas!

Com o falecimento de seu fundador, o Kupapa Unsaba atravessou um luto prolongado de  aproximadamente dois anos.

 

 

Parte interna do Mabaia (Salão) do Kupapa Unsaba

Somente em junho de 1972, o Kupapa Unsaba reabre suas portas com a cerimônia de posse da herdeira. Sobrinha e filha de Santo de Tata Lesenge, Mam’etu Mabeji, se torna sua legítima herdeira e sucessora, assumindo o trono da inzo e tornando-se a matriarca da ndanji (raiz) Kupapa Unsaba, dirigirindo com maestria, amor, humildade e doçura, uma das casas mais bem conceituadas e respeitadas da religião candomblé no Brasil.

No final dos anos 50, em companhia de um índio Irapuru, chega ao Kupapa Unsaba o Sr. José Milagres. Com o passar do tempo, Milagres casa-se com Mam’etu Mabeji e mais tarde é confirmado por Mam’etu Ngkui, para o cargo de Tata Poko (Pai da faca), recebendo então a dijina de  Tata Unguzu uá Nzambi.

Companheiro de todas as horas, Tata Unguzu uá Nzambi, se tornou o braço direito de Mam’etu Mabeji nas questões religiosas, ajudando muito em todas as obrigações e fundamentos dessa  grande inzo.

 

 A doce Mam’etu Mabeji, herdeira e matriarca do Kupapa Unsaba

Em  01 de maio de 1999, falece o Tata Ungunzo uá Nzambi (José Milagres), trazendo muita dor e tristeza para todos da inzo e principalmente para Mam’etu ria Nkisi Mabeji.

O Kupapa Unsaba hoje, está em pleno funcionamento, iniciando filhos, dando sequência nas obrigações dos filhos mais velhos, com sua agenda de festividades e tudo mais necessário, para que a grande raiz que é, continue a crescer e fazer com que a nação Kongo Ngola no Brasil, continue grande, forte e tradicional!

Apesar da inzo Kupapa Unsaba ser oriunda do Bate Folha de Salvador-BA, pois sabemos que Tata Lesenge foi o RIANGA (primeiro filho) da raiz, são duas jinzo (casas) independentes, com algumas diferenças em seus cultos.

O Kupapa Unsaba, dentro de sua tradição, em relação aos seus cultos, pratica algumas particularidades, entre elas, o cerimonial da Kukuana e o culto e iniciação do Nkisi Nzingalumbondo.

Tata Muiji e Alfredo Milagre, filho carnal de Tata Unguzu uá Nzambi e Mama Mabeji.

Tata Muiji é o 1º Muxiki de Mam'etu Mabeji, pessoa de grande importância e que faz parte da história da raiz.

Falo em particular dessas duas questões, elas se tornaram muito polêmicas em todo Brasil, pois muitas outras casas, que nada têm haver com a raiz Kupapa Unsaba, tentam praticar em suas casas o cerimonial da Kukuana e também dizer que iniciou ou inicia o Nkisi Nzingalumbondo em suas casas, mesmo não tendo de forma alguma o conhecimento para fazê-los.

Em 2005, o Kupapa Unsaba através de sua matriarca Mam’etu Mabeji, lançou um CD chamado Cantigas de Angola, produzido pela Fundação Universidade de Brasília e pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), com o apoio do Museu da República e da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura.

Esse CD trouxe em seu conteúdo, três cantigas do Nkisi Nzingalumbondo, com isso, infelizmente se abriu uma porta para que  muitas outras casas, sem nenhuma ligação com o Kupapa Unsaba ou com a Mbutu (nação) Kongo Ngola, passassem à inserir essas cantigas em seus cultos e rituais e muito pior ainda, algumas dessas casas começaram à cultuar e iniciar essa Divindade em suas casas e filhos, infelizmente

 

     Kiomene                                                  Litaleui e Tata Muiji    

            

Essas pessoas fazem parte da história da grande Ndanji (raiz) Kupapa Unsaba

E a história continua com os seus descendentes...

Comentários

Data
De
Assunto

entrar em contato

boa noite,
Estou a procura de uma casa para tratar da parte espiritual e como é uma casa antiga,gostaria de saber o telefone para poder entrar em contato e ver quando posso fazer um jogo de búzios e conhecer melhor a casa.
Meu e-mail:elisalotus@hotmail.com

Data
De
Assunto

historia

boa tarde gostaria muito de saber a historia de Nzinga lumbondo

Data
De
Assunto

Eu gostaria de saber se vocês ouviram falar de dona gelli de oxum filha de santo de Dona cinavuru

Salve Angola

Data
De
Assunto

Contato

Tenho um parente que esta muito necessitado de dar continuidade as suas obrigações e precisado de encontrar uma casa onde possa ter orientação e verificar o caminho a tomar. Achei o endereço desta casa mas, preciso saber como agendar para que ele possa realizar jogo ou consulta para estas orientações. Se tiverem telefone e possam fornecer ficarei muito grata. A resposta pode ser enviada a ele, e-mail: correamelo@hotmail.com. Desde já agradeço.

Data
De
Assunto

Bate folha

Que saudade do seu lesengue nunca vi um zelador de santo como ele nunca vai existir parabéns bate folha

Data
De
Assunto

orientaçao espiritual

sou filho de OGUN JA e OXUM OPARA.OGAN de OXUM OPARA de MISSANDE (minha mae falecida) e neto de MAE SINAVURU. estou em atraso com meus ORIXAS e pronto para resolver se possivel, nesta casa, de muito AXE. Meu imail: jorgealbertodias@hotmail.com

Data
De
Assunto

conhecer

Meu email e :santosmarabo@gmail.com

Data
De
Assunto

gostaria de conhecer essa nacao tam bonita q e o angola

Ser possivel me passa o endereco e telefone q entro em contato sou de sao paulo.

Data
De
Assunto

entra em contato

sou pesquisadora da cultura banto gostaria muito de entrar em contato com vcs se possivel envie o endereço obrigado

Data
De
Assunto

Re:entra em contato

Rua Edgard Barbosa , número 26, bairro de Anchieta - R.J. , próximo a igreja católica Nossa Senhora de Nazaré.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.