Comentários

Data
De
Assunto

História dos Reinos de Angola

De acordo com o mapa dos reinos históricos de Angola ( instituto de investigação do povo Bantu ),o reino do Kongo englobava as provincias do Záire, do Uíge, a maioria da província do Béngo e do Kuanza Norte, bem como a parte norte da província de Malánje.

O reino do Kongo era o maior de Angola, pois grande parte de Angola pertencia ao reino do Kongo, porém o nordeste de Angola pertencia ao império Nlúnda .

Os reinos de Matámba e Ndóngo,englobava parte das províncias de Malánje,do Béngo e quase toda a província do Kuánza Súl , com exeção do reino de Kisamã, que situava-se na parte costeira do Kuánza Sul.

Os reinos do planálto eram : Manba, Sánga, Ndálu, Bailúndo, Tchisángê, Ngánda, Tchiáka, Huámbo e Bié, totalizando nove impérios, só na grande área do planalto, porém o reino de Kasánje englobava parte da provincia do Bié, a baixada da atual Kasánje e a parte ocidental de Lunda Norte, causando grandes batalhas entre os reinos de Bié e Kasánje, pois o rei de Bié dizia ser dele aquelas terra , enquanto o rei de Kasánje dizia o mesmo.

Os reinos Tchokwe era o império Nlunda, que englobava a província de Lúnda Norte e parte de Lúnda Súl .

Os reinos do sudoeste eram: Músô, Huíla, Mulúndo, Helelos, Tchípúngo, Tchíwémba, Nagámbwe e Ambós .

O reino de Kabínda correspondia aproximadamente ao atual território de Kabínda . A maioria destes vinte e cinco reinos, foram extintos durante o século XVI. Existem provas documentadas que, comprovam que muitos desses impérios foram erguidos ou construídos, antes da hera cristã. Ainda hoje existem alguns desses reinos no país de Angola que são conservados pelo patrimônio histórico.



Com relação as Divindades Bantu, Matamba por exemplo, reinou ao norte do País de Angola. Ndandalunda ou Dandalunda , reinava em área diferente (Nordeste de Angola), Nkosi era do reinado do Kongo e assim por diante, portanto os nossos Minkisi e Jinkísi, eram do mesmo país porém de localidades diferentes e ainda nos dias atuais, essas Divindades, são cultuadas nas suas próprias Localidades, que é bem diferente do culto que práticamos no Brasil, pois aqui cultuamos todos juntos, em um mesmo templo.

Foi essa forma, que nossos antigos sacerdotes, encontraram para que nossa cultura e tradição religiosa sobrevivesse a todas as injustiças e preconceitos impostos ao nosso povo religioso, antigamente no Brasil.





OBS: Os vinte e cinco reinos citados, foram os que sobreviveram por mais tempo, pois existiam um número de quarenta e seis reinos que faziam parte do País de Angola.

Leia mais: https://tatakiretaua.webnode.com.br/materia/reinos-de-angola-extintos/
Crie seu site grátis: https://www.webnode.com.br

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.