Bate Folha Salvador-BA

 

Tata Ampumandezu

Manoel Bernardino da Paixão, nasceu em Salvador-BA no ano de 1881.
No ano de 1900, Manoel Bernardino foi iniciado para sua Divindade (Lemba), na nação Kongo, pelo Nganga (sacerdote) Manoel Nkosi, escravo liberto de origem Congolês (Kongo).

 

Inzo Bate Folha em 1916

 

 

 

Primeiros filhos iniciados no Bate Folha-BA, em 1929.São sete azenza, os que fazem uso do kelê

 

Bernadino recebeu então a dijina de Ampumandezu. Após a morte de Manoel Nkosi, Bernardino transferiu-se para inzo de sua amiga inseparável Maria Genoveva do Bonfim – Mam’etu Tuhenda Nzambi, mais conhecida como Maria Nenem, que foi nomeada pelo povo baiano, como a “mãe do Angola na Bahia”.

Maria Nenem era filha de santo de Roberto Barros Reis, escravo angolano de propriedade da família Barros Reis, que lhe emprestou o nome pelo qual era conhecido.

 

Entrada da Inzo Bate Folha – Mansu Bandukenke

Foi Mam’etu Tuhenda Nzambi, quem tirou a Maku-ia-Nvumbi (mão do morto) de Tata Ampumandezu em 13 de julho de 1910 e deu sequência em suas obrigações. Com isso, estava estabelecida a raiz Kongo Ngola no Brasil, pois o Tata Ampumandezu, havia recebido fundamentos das duas nações, Kongo e Ngola, que pertencem ao grande conjunto das regiões da África Bantu.

Com o passar do tempo, Bernardino já muito famoso, fundou o Candomblé Bate-Folha-MANSU BANDUKENKE em 1916, situado na Mata Escura, Salvador-BA.

 

Parte interna da Inzo Bate Folha - Mansu Bandukenke

O terreno onde está estabelecido o Candomblé, possui uma área de 15 hectares, é cercado de árvores centenárias e considerado o maior terreiro do Brasil que, na época foi presenteado à Bambulu Sena Mvula, sua segunda Divindade, já que a sua primeira Divindade era Lembá.

Desta forma fica claro que, pelas origens de Manoel Nkosi, o Bate-Folha é Congo e mantém o Angola por parte de Maria Nenem (Mam’etu Tuhenda Nzambi).

 

Parte interna da Inzo Bate Folha - Mansu Bandukenke

No dia 4 de dezembro de 1929, Bernardino tirou seu primeiro barco, cujo Rianga (1º Filho da casa) foi João Correia de Mello, que também era de Lemba.

Após sua iniciação, o Sr. João Correia de Mello, passou a ser conhecido como João Lesenge, pois Lesenge era sua dijina!

 

Parte interna da Inzo Bate Folha - Mansu Bandukenke

 

Em janeiro de 1938, Tata Lesenge migra para a cidade do Rio de Janeiro

 

COMEÇA A OUTRA PARTE DA HISTÓRIA DA NAÇÃO (MBUTU) KONGO NGOLA NO BRASIL...

 

 

Comentários

Data
De
Assunto

Re:Re:informação

OI. BOM DIA.

FIQUEI MUITO SATISFEITO AO VER SEU CONTATO.
TENHO PROCURADO POR INFORMAÇÕES SOBRE ZECA DO PARÁ, MAS NADA ENCONTRO.
TENHO UMA INFORMAÇÃO, MAS ME PARECE IMPRECISA, DE QUE ELE TINHA UM TERREIRO EM ALAGOINHAS,BA, NA RUA SANTA TEREZA.
VASCULHEI, MAS NADA ACHEI.

VOU ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ PELO ZAP QUE ME PASSOU.
QUAL SEU NOMEW

Data
De
Assunto

Raizes

Boa tarde, gostaria de Saber se Seu Roberto, Djina Ledegi foi iniciado no Bate Folha, mora em no Entorno de Brasília Df, um Senhor de certa idade de Nkosi.

Data
De
Assunto

Re:Raizes

... Sou pesquisador da Cultura Bantu e gostaria de traçar um perfil da origem dos Candomblés Kongo / Angola no Df e Entorno.

Data
De
Assunto

Re:Re:Raizes

Amigo eu também estou pesquisando o mesmo objeto. Se vc puder entre em contato comigo para trocarmos experiências. email
sousa.lgonzaga@gmail.com. lá eu te informo meu Wharsap. obrigado

Data
De
Assunto

Re:Re:Raizes

Também venho tentando informações sobre o Sr. Roberto Ledegi, mas não as encontro. Alguns dizem que ele já faleceu, outros que ele voltou para o RJ. Sei que ele iniciou Mãe Leila e Esmeralda; ele não seria de Nkosi, mas de Nzila. Isso é tudo que consegui até agora.

Data
De
Assunto

Re:Raizes

Também estou tentando descobrir minhas raízes. Sou filha do Tata Nuanji de Zazi, neta do Tata Orionã de Kassuté, Bisneta da Mameto Luankeji de Nsumbo e Tataraneta do Tata Ledeji de Nkosi.
Mas só consegui chegar até aqui, porque não consigo mais informações sobre o Tata Ledeji. A última que soube foi que ele morava na Cidade Ocidental e havia se mudado para o RJ.
Se encontrar mais informações e puder compartilhar meu email é danyelledecassia@gmail.com

Data
De
Assunto

Visita

Olá meus irmãos! Sou, neto de Moximanzambi e Tat'etu Mebandu, moro em Brasília, estou indo a Salvador e gostaria muito de conhecer o Bate Folha: pode ser qualquer dia, qualquer hora? Sakidila, nzambi npungu tome conta de todos nós!

Data
De
Assunto

informação.

Gostaria de saber sobre o pai de santo Manoel rufino,conhecido como rufino bom no pó.ele era do bate folha,era um dos fundador.

Data
De
Assunto

Re:informação. O Sr Manuel Rufino De Sousa (Rufino do Beirú)



O Sr Manuel Rufino de Souza (39-07-1915 a 04-05-1982) era Filho de Miguel Arcanjo, iniciado na Nação Tapuia. Miguel Arcanjo (Massanganga de Kariolê) era neto de Etyamungongo, escravo do Congo. Massanganga e Dona Neném não tinham parentesco de Santo. Foram vizinho e amigos. A Raiz Tapuia não tem ligação com Tumbenci.

Data
De
Assunto

Re:Re:informação. O Sr Manuel Rufino De Sousa (Rufino do Beirú)

Na verdade a Amizade de Massanganga e Dona Neném foi muito forte e respeitosa. Meu Bisavô Massanganga nasceu em 1860, e faleceu em 16 - 05 - 1941

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.