Bate Folha Salvador-BA

 

Tata Ampumandezu

Manoel Bernardino da Paixão, nasceu em Salvador-BA no ano de 1881.
No ano de 1900, Manoel Bernardino foi iniciado para sua Divindade (Lemba), na nação Kongo, pelo Nganga (sacerdote) Manoel Nkosi, escravo liberto de origem Congolês (Kongo).

 

Inzo Bate Folha em 1916

 

 

 

Primeiros filhos iniciados no Bate Folha-BA, em 1929.São sete azenza, os que fazem uso do kelê

 

Bernadino recebeu então a dijina de Ampumandezu. Após a morte de Manoel Nkosi, Bernardino transferiu-se para inzo de sua amiga inseparável Maria Genoveva do Bonfim – Mam’etu Tuhenda Nzambi, mais conhecida como Maria Nenem, que foi nomeada pelo povo baiano, como a “mãe do Angola na Bahia”.

Maria Nenem era filha de santo de Roberto Barros Reis, escravo angolano de propriedade da família Barros Reis, que lhe emprestou o nome pelo qual era conhecido.

 

Entrada da Inzo Bate Folha – Mansu Bandukenke

Foi Mam’etu Tuhenda Nzambi, quem tirou a Maku-ia-Nvumbi (mão do morto) de Tata Ampumandezu em 13 de julho de 1910 e deu sequência em suas obrigações. Com isso, estava estabelecida a raiz Kongo Ngola no Brasil, pois o Tata Ampumandezu, havia recebido fundamentos das duas nações, Kongo e Ngola, que pertencem ao grande conjunto das regiões da África Bantu.

Com o passar do tempo, Bernardino já muito famoso, fundou o Candomblé Bate-Folha-MANSU BANDUKENKE em 1916, situado na Mata Escura, Salvador-BA.

 

Parte interna da Inzo Bate Folha - Mansu Bandukenke

O terreno onde está estabelecido o Candomblé, possui uma área de 15 hectares, é cercado de árvores centenárias e considerado o maior terreiro do Brasil que, na época foi presenteado à Bambulu Sena Mvula, sua segunda Divindade, já que a sua primeira Divindade era Lembá.

Desta forma fica claro que, pelas origens de Manoel Nkosi, o Bate-Folha é Congo e mantém o Angola por parte de Maria Nenem (Mam’etu Tuhenda Nzambi).

 

Parte interna da Inzo Bate Folha - Mansu Bandukenke

No dia 4 de dezembro de 1929, Bernardino tirou seu primeiro barco, cujo Rianga (1º Filho da casa) foi João Correia de Mello, que também era de Lemba.

Após sua iniciação, o Sr. João Correia de Mello, passou a ser conhecido como João Lesenge, pois Lesenge era sua dijina!

 

Parte interna da Inzo Bate Folha - Mansu Bandukenke

 

Em janeiro de 1938, Tata Lesenge migra para a cidade do Rio de Janeiro

 

COMEÇA A OUTRA PARTE DA HISTÓRIA DA NAÇÃO (MBUTU) KONGO NGOLA NO BRASIL...

 

 

Comentários

Data
De
Assunto

amizade

uma linda nacao parabens

Data
De
Assunto

orlando.p.santos@outlook.com.br

emuitospero encontra mais pessoas da minha naçao angola bate folha da bahia perdie minha mae de sto pouco meses.quem pode entra contato comigo algum zelador ou zeladora ficarei muito feliz munto ba axe a todos que deus ilumine vcs todos zeladores.

Data
De
Assunto

genealogia

Abenção a quem é de abenção.
Esttou tentando resgatar minha origem angola. Sou bisneta de santo de Odecoiaci _o preto, ele tinha um barracao na Rua Maria Jose no bairro do Campinho, aqui no RJ. Sei que ele deu obrigações com Sansu Ranzu, mas não sei pela mão de quem ele é iniciado. Alguem poderia me ajudar?
Desde já agradeço.
issanilu@gmail.com

Data
De
Assunto

Re:genealogia

Era filho, segundo eu já li, de Enoch Cardoso do Rio Vermelho. Depois veio para o Rio de Janeiro e tomou uma obrigação grande com Sr João da Gomeia. Depois do falecimento de Sr João, não sei com quem ele deu continuidade na sua vida espiritual.

Data
De
Assunto

Visita

Á benção para quem é de benção !
Sou filho de oxosse, neto de Manadewi, ( Mãe Nãnã) de Aracajú, meu pai de santo acoffou , e gostaria de visitar esta seleta casa que deu origem minha nação, Angola, onde pretendo consultar os orixás através dos búzios e resolver minha situação no santo.
Agradeço pela atenção e aguardo retorno através de e-mail: gilberto0506@ig.com.br

Data
De
Assunto

Re:Visita

Meu irmão..Mukuiú.
Sou filho de Beryoman da cidade de Arapiraca. Por a caso você era filho de meu tio Zé Pedro de cufou?
82-99991671
82-3025-2880

Data
De
Assunto

comentario

Sou de uberlandia e aqui a marmotagem corre livre fui alvo aqui de muita esploraçaõ de zeladores de orixas aqui tem muita mestificaçaõ e estrelismo os gay tomaram conta da cidade onde voçe vai o dono do axè è adè só patifaria.

Data
De
Assunto

visita

Há alguns anos tive o prazer de conhecer o Bate Folha. Foi o primeiro barracão de candomblé que visitei. Moro na cidade de Santos/SP e fui muito bem recebida pelos filhos da casa. Fiquei emocionada com tudo que vi. No dia estavam festejando as Águas de Oxalá. Espero um dia poder voltar e visitar essa comunidade maravilhosa.

Data
De
Assunto

GRANDE DUVIDA

Muito prazer em conhece-los sou ronaldo de ossanhe ou catende se assim preferir;
Desejo saber onde consigo a arvore geneologica do filhos raspados no bate folha do Rio de Janeiro dede já muito obrigado por sua atenção.

Data
De
Assunto

Re:GRANDE DUVIDA

Bairro anchieta tel 33199233 ou 33192385

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.