KIGUÁ NZINGA LUMBONDO

 

NZINGA LUMBONDO

 

Divindade feminina de origem congolesa (KONGO) dos povos de língua Kikongo.

Nkisi que atua nos corpos celestes, astros, no extenso, cumprido... Na ligação de um ponto a outro!

Seu culto é muito fechado e não é muito comum aparecerem filhos dessa Divindade, porém, a única ndanji (raiz) que tem os conhecimentos e fundamentos para o culto e iniciação desse Nkisi, é o Kupapa Unsaba.... Por esse motivo, me limido a falar sobre essa Divindade!.

Muitas casas em nosso país, dizem que cultuam e iniciam essa Divindade, principalmente após o lançamento de um cd, gravado por Mam’etu Mabeji, com três cantigas do Nkisi Nzinga Lumbondo......virou febre nacional e volta e meia, ouvimos alguém em alguma parte do Brasil, dizendo esse absurdo! Devemos respeitar as diferenças entre as raízes de origem Bantu que se alicerçaram em nosso país, pois não existe certo ou errado, apenas existem diferenças e essas são de suma imporância para nossa religião e devem ser mantidas e respeitadas, ou seja, cada qual com suas tradições.

Essa Divindade atua nos seres humanos, sobre o bulbo capilar e sobre a epiderme!  

 

comentarios

Data
De
Assunto

KELÊ

Qual e a cor do kele dela?

Data
De
Assunto

nzinga lumbondo

Concordo plenamente com q o senhor Tata kiretaua vem nos mostrando ao longo de seu incansável trabalho de divulgação sobre culto de Angola, tenho uma admiração muito grande por senhor, mas devo discordar de algo postado nesta matéria não sei se por falta de informações ou por algum outro motivo mas a casa de Dona Mabeji o kupapa Unsaba deu-se a criação através de uma outra casa q foi o bate folha então se o kupapa detem este conhecimento e bate folha não eles estão saindo fora da cartilha de ensinamentos certo q creio q não e isso, certa vez conheci um senhor cujo nome seria joselito e de nome de culto Tata Taua onde o mesmo canta além das três mais conhecidas canta muito outras mais ... entao por aí podemos analisar ne... agora sobre a questão de aprender hj muitos estão findando a sua própria raiz, quer aprender de verdade vai pra dentro da Manzo cultuar hj nem dia a idade de muitos não deixa eles se ajoelharem de antes de um mais velho... o q tá faltando e as pessoas terem mais força de vontade e humildade para aprender ... mas não no molinho vai tomar uma comida na cabeça vai acompanhar uns preceitos vai participar na casa do povo pra vê se não aprende ... agora ficar em somente fazendo e vendo loucura fica loko tbm

Data
De
Assunto

endereço de inzo kupapa unsaba

gostaria se fosse possivel me enviar o endereço do inzo pois preciso muito .Muito obrigada

Data
De
Assunto

candomblé angola

o candomblé de hoje grande tata kiretaua ,e muitos outros que encabeçam com fé e determinação ,na minha opinião temos que empenhar mais pois hoje em dia esta tendo uma gigantesca crescente de umbanda pois estes acham mais facil e adiquirem sabedoria mais facil,nao sou a favor de passar fundamantos de roncó ,mas sou a favor de passar mais as historias dos inkices cultuados e nao cultuados,fundamentos nao tao importantes,emfim firmar mais pois o candomblé ja foi mais cultuado e hoje em dia esta se perdendo muito o culto,um grande abraço meu amigo ,tsukadila nzambi.

Data
De
Assunto

Parabéns !

Parabéns pela página e pelo conteúdo !
Uma vez ouvi de uma mãe de santo de Angola que essas cantigas eram de Matamba, achei estranho no momento, pois nunca ouvi falar que Matamba e Nzinga Lumbondo seriam o "mesmo" Nkissi, sempre achei que se tratavam de duas divindades diferentes. Obrigado por tirar minha dúvida :)

Data
De
Assunto

Parabéns

Sou Ketu, filho de Joaquim Motta, neto de Mãe Agripina e bisneto de Mãe Aninha - Axé Opô Afonjá - RJ.
Desejo parabenizar ao organizador deste belo trabalho e aproveito para reiterar meu profundo respeito e admiração pela Nação Angola. Continuem guardando os seus awos (segredos) sim, assim como fizeram seus ancestrais, que distantes de academias, missionarios e antropólogos souberam resguardar o culto aos seus nkise. Candomblé não se aprende em livro nem em receitas. Aos que desejam aprender, que sejam filhos no amplo aspecto da palavra e trabalhe como seus ancestrais para que esta comunidade dure mais 200 anos. E não basta um monte não. Um bom Kupapa Unsaba; um bom Tumba Junsara. Para quê mais? Seguramente, ambos estarão pela eternidade de braços abertos a FILHOS que queiram de fato somar e preservar a comunidade.

Data
De
Assunto

aprender

olá!! tudo bem ????
meu querido tata eu sou angoleiro,mais pouco sei sobre minha nação.Amo aprender sobre orixás e n'kisis.Sou angoleiro do tumbecí sou a sexta geraçao de mametu kizunguirá de N'zazi luango.Fui feito de orixá e nao de N'kisi sou de Logun-edé.como faço para aprender sobre os N'kisis??
pois hoje em dia encontramos muito sobre orixá mais nao encontramos tanto sobre N'kisis.vc poderia mim ajudar ?? tenho sei 6 anos de iniciado e quero aprender mais.
mande informaçoes para meu e-mail.
locydeler.aroller@bol.com.br
N'zambe uá quá têsá.Makuiú!!!!!!!!!!

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.