KIGUÁ BAMBULU SENA MVULA - KIGUÁ KAIANGO - KIGUÁ MATAMBA

 

BAMBULU SENA MVULA - KAIANGO - MATAMBA
 
Nesse texto, falarei apenas desses três caminhos dessas Divindades individuais... Existem outros caminhos referentes a essas Divindades, porém sitarei apenas esses.

Dentro dos cultos afro-bantu, em especial das nações Angola e Kongo Angola, Bambulu Sena Mvula recebe na maioria das regiões onde tem seus cultos (MUSAMBU) as designações honoríficas de MAM'ETU MUNJINDA, que quer dizer NOSSA MÃE DAS TEMPESTADES, em razão de estar implicitamente ligada aos fenômenos dos ventos ocasionados pelas grandes tempestades e durante as ocorrências destas fortes chuvas, há o surgimento dos relâmpagos e trovões que estão intrinsicamente associados as DIVINDADES NZAZI, LUANGO E LUMBONDO. 
Ainda nas regiões dos povos Bantu foi criado o LUSAMBU (MITO), da união entre estas duas importantes Divindades (BAMBULU SENA MVULA E NZAZI). 
Realmente existe essa ligação, pois o campo de atuação dessas Divindades na divina natureza, caminham juntos na atmosfera, ou seja, a Divindade Bambulu Sena Mvula é a tempestade com seus ventos e a Divindade Nzazi, Luango e Lumbondo, raios, clarões e trovões.
BAMBULU SENA MVULA, carrega o abano/leque (Kubuka) em suas mãos, fazendo-se assim a ligação com os ventos... Sua cor é o rosa bem claro, lembrando o vento após misturar-se com a terra.

Kaíango em algumas regiões de língua Kikongo, também está associada as Divindades da terra (Nsumbu, Kavungo, Kingongo, Ntoto uá Zaba), com forte ligação, pois Kaíango representa também o fogo das profundezas da terra, o fogo em brasa, lavas vulcânicas e possui ligação direta com os mortos (Nvumbi). Kaiango carrega em suas mãos o chicote de rabo de cavalo (Mukila) e sua cor é o marrom avermelhado.... Traz em suas vestes, um pano branco apontando a ligação com Nvumbi.
 
Matamba é comparada erroneamente ao Orisá Iansã dos Nagô/Yorubá.
Esse Mukixi feminino (Muhatu), , está ligado diretamente ao fogo e as guerras/batalhas da vida.... Carrega em suas mãos a espada (Kijango) e sua cor é o vermelho.
Essa Divindade age de maneira incisiva nas cordas vocais dos seres humanos.
 
Kiguá Bambulu Nse Mvula - Kiguá Kaiango - Kiguá Matamba...

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.