AS ORIGENS E OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS CANDOMBLÉ, UMBANDA E KIMBANDA

A palavra candomblé é de origem Bantu (do Kimbundu).........
Não da forma "aportuguesada" que escrevemos e pronunciamos (Candomblé).

A palavra dos povos bantu, vem de uma junção de palavras............... KA - NDOMBE - MBELE ....
Que tem o significado de : Pequena casa de iniciação dos negros.....

KA - No início da palavra tem a função diminutiva ...... NZO = Casa ........... KANZO = Pequena casa .........
NDOMBE = Preto, negro, escuro .............
MBELE = Criado, iniciado.

A PALAVRA CORRETA SERIA : KANDOMBELE...........

A palavra Umbanda também é oriunda do vocabulário Bantu !
Umbanda = arte de curar, magia da cura (do Kimbundu).

Deriva-se da palavra Umbanda, a palavra Kimbanda = curandeiro ( do Kimbundu ).

Muitas pessoas confundem a palavra Kimbanda (curandeiro) com uma espécie de "seita do mal", quando na verdade, ela tem o significado de "curandeiro, pessoa que tem o dom da cura, os antigos médicos" das tribos bantu, que usavam seus conhecimentos através da natureza, para exrcerem suas funções de cura com o uso de folhas, raizes, favas, cascas de árvores e etc...

Não sei porque, palavras que derivam uma da outra, ou seja, Umbanda (arte de curar) e Kimbanda (curandeiro), tenham tomado caminhos erroneamente tão diferentes.

A primeira deu origem ao nome de uma religião fundada no Brasil, onde se misturam Santos Católicos, Guias Espirituais e Orixás Nagô e a outra é utilizada para divulgar uma espécie de culto maligno, que só existe na cabeça de alguns, que usam palavras das línguas bantu sem ao menos saberem o seu significado... Um contra-senso!!

Tata Kiretaua ria Nkisi

Comentários

Data
De
Assunto

religiao

feliz por ser umbandista..

Data
De
Assunto

Candomblé

Significado

Data
De
Assunto

Pesquisa

Boa noite prezadoTata Kiretauã ria Nkisi!!
Sou bantu meu bisavô, o Colodino Felizardo trouxe os ritmos musicais do congo e implantou na comunidade do Morro do Feijão , norte do Espírito Santo , município de joão Neiva e distrito de Acíoli -Vitória, Sudeste do país. E através destas referencias ancestrais, fiu descobrir que meu avô, Narciso Felizardo era da Kimbanda e fiquei muito feliz por ter encontrado estas preciosas informações (conhecimento), pois há uma enorme invisibilidade no Brasil sobre a imporãncia e espessa contribuição dos bantus em nível musical, cultural gatronomico e principalmente reliogioso, pois o Kandonbele, expandiu no Brasil com mais intensidade. Nos dando uma noção menor da potênvia deste patrimônio imaterial e material que ultrapassou além-mar. E, entre diversos estudos etnológicos, se constatam que os bantus, quanto grupo etnolingüístico variam entre 300 ou 400 sub -grupos. Deste modo, por motivo de investigação artística e cientifíca, gostaria de saber, sobre obras que citassem eapecificamente cada uma destas etnias.?

Agradeceria profundamente e aproveito o ensejo para parabenizá- lo pela iniciativa de criação deste blog e a relev~sncia no que se refere a identidade afro- brasileira.
E parafraseando Lélia Gonzalez

Axé Muntu!!!!!

Data
De
Assunto

subsídio

A lingua umbundo é predominantemente falada por Ovimbundos no Sul de Angola. E a kimbundo é por Kimbundos, no Norte de Angola.. Portanto, umbanda (o que os colonos apelidavam de milongo) é um conjunto de acções rituais que o tchimbanda usa para curar espiritualmente seu paciente.

Data
De
Assunto

Nego raiz

Muito,sabias as palavras,que seu deus te quie e te continue dando sabedoria para o bem

Data
De
Assunto

licença

Adorei a explicação e peço licença para colocar seu texto no meu face, para q as pessoas param de julgar antes de saber. o ser humano manipula e distorce tudo.

Data
De
Assunto

Parabéns

Excelente e não tenho palavras para expressar o seu post gostaria que muitos ignorantes lessem para poder aprender e falar menos besteira

Data
De
Assunto

uso da relgiao para faser o mal a alguem que procura sua ajuda;

mukuiu,fiz um contato com uma pessoa que se diz vidente,a principio me pareceu uma pessoa que realmente horrava a sua saiencia religiosa depois começou a me esplorar muito o lado financeiro a ponto de eu nao poder paga-la mais,eu disse -lhe que nao podia mais paga-la por seus serviços,esta pessoa entao me ameaçou destuir a minha vida profissional e familiar,eu, pergunto é correto uma pessoa com esta missao faser isso com quem procura a sua ajuda?,existe alguma punição para este tipo de profissional?,e quais punição?

Data
De
Assunto

Re:uso da relgiao para faser o mal a alguem que procura sua ajuda;

Existem charlatões que exploram qualquer ramo. Esse daí explora o medo, como muitas religiões conhecidas fazem. Isso pode ser caracterizado como chantagem etc., mas o melhor é não se impressionar e se afastar. Existem milhares de pessoas e instituições honradas, e acima de tudo você tem poderosos guardiões que te protegem, mesmo que você não saiba. Não precisa brigar, nem se aborrecer, nem "dar o trôco". Use essa energia para construir teu próprio Bem e o Bem para os teus. A Justiça Infalível se encarrega de colocar charlatão no caminho do Bem.

Data
De
Assunto

condonble

Sem palavras muito bom

1 | 2 | 3 >>

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.