MAKURIA (COMIDAS)
As pessoas perguntam o porque das tradições religiosas Bantu e Nagô sendo diferentes, em relação aos seus povos, cultos, costumes, fundamentos, línguas, vestimentas, Divindades, etc..., porque as comidas e ofertas sagradas seriam iguais??
Digo que com certeza existem diferenças, mas de certa forma também semelhanças!!
As diferenças existem nos nomes dos pratos, nos nomes das comidas e iguarias e nas rezas (Diambu)..... pois são línguas e costumes diferentes, também é diferente o modo do preparo e os recipientes onde serão colocadas as comidas para a oferta (kibane).
Na cultura dos povos Bantu, diferentemente da cultura Nagô Yorubá não se usa louça, pois a mesma é de origem européia.
A tradição dos nativos Bantu antecede a descoberta da louça e as comidas sagradas (Makuriá Nzambiri), são servidas no barro, em cabaças, madeira ou até mesmo utilizando-se de folhas de mamona branca (baiki mundele) e banana (dihonjo), pois nossos Minkisi são os próprios elementos da natureza, a própria energia que emana da mãe natureza (Mam'etu Utukilo), dispensando assim o uso de quaisquer utensílios que não sejam de origem natural.
Nas questões das semelhanças, além do fato das misturas que existem em muitas casas de Angola com os cultos Nagô Yorubá/Ketu, fazendo assim um cardápio erroneamente único, existem as semelhanças na própria África, que falarei a seguir.
As semelhanças já existiam em África, no plantio de seus alimentos e também nos costumes alimentares, que são bem semelhantes em todo continente africano, talvez assim tenha surgido essa igualdade nas ofertas das comidas aos Deuses e Divindades, pois o mesmo Inhame e o feijão frade que eram plantados em Benin (hoje Nigéria), também eram plantados em Luanda e Mbanza, os dendezeiros eram abundantes em todo continente e o mel adoçava toda África.
Postarei agora, comidas sagradas (Makuriá Nzambiri) dos Minkisi conforme as tradições dos povos Bantu, sendo uma receita para cada Nkisi.
NKUDIÁ NZAMBIRI IA PAMBU NJILA
(Comida Sagrada de Pambu Njila)
Prato preparado com fubá de arroz cozido em água e sal até formar uma papa, que depois de cozida será adicionada a uma farofa de azeite de dendê, o produto obtido será juntado às carnes cruas das obrigações realizadas para Pambu Njila, sendo tudo colocado em pratos (malonga) aos pés do assentamento desse Nkisi.
NKUDIÁ NZAMBIRI IA NKOSI
(Comida Sagrada de Nkosi)
Feijão fradinho pilado ou passado em moenda, temperado com folhas de hortelã, coentro, cebola (lúmbua) ralada e azeite de dendê.
A massa obtida será enrolada em forma de pequenas bolas, colocadas em folhas de bananeira e cozidas em vapor de água.
Serão servidas em vasilhas de barro forradas com folhas de mamona branca (baiki mundele).
NKUDIÁ NZAMBIRI IA MUTAKALOMBO
(Comida Sagrada de Mutakalombo)
NOME DO PRATO: MASAMBALA
Prato preparado com canjiquinha de milho vermelho cozida em água e sal, temperado com coentro, alfavaca e cebola (lúmbua) ralada. Depois de bem cozida, colocar em vasilha de barro forrado com folhas de mamona.
Enfeitar com amendoim torrado (Ngiguba), fatias de goiaba (Kimbambule), coco ralado e cipó barba de velho ou cipó chumbo (kamusoso)
NKUDIÁ NZAMBIRI IA KATENDE
(Comida Sagrada de Katende)
Comida feita com milho vermelho cozido ou torrado no azeite de dendê (maji ma ndende), colocado em vasilhame de barro forrado com folhas de mamona, tendo por cima uma batata doce cozida aberta ao meio horizontalmente e ao seu redor fatias de goiaba (Kimbambule) e fumo de rolo (kifuke ia kupunda) desfiado, tudo regado com mel de abelhas.
NKUDIÁ IA NZAMBIRI IA NZAZI
(Comida Sagrada de Nzazi)
NOME DO PRATO: KIBOLO
Prato preparado com quiabos cozidos em rodelas não muito finas, temperado com sal, cebola ralada, folhas de louro e camarões (makosa) secos.
Depois de bem cozidos, pôr em vasilha de madeira e adicionar uma papa feita com farinha de arroz ou farinha de acaçá (mukunga), podendo nesta comida serem misturadas as carnes dos animais que foram utilizados nos rituais para essa Divindade.
NKUDIÁ NZAMBIRI IA KAVUNGU
(Comida Sagrada de Kavungu)
NOME DO PRATO: KUSUANGALA NI DIHONJO....
Prato preparado com pirão de arroz, temperado com folhas de maravilha, louro, mastruço, cebola ralada e sementes de coentro piladas, um pouco de pimenta da costa e azeite de dendê. Colocar em uma vasilha de barro forrada com folhas de mamona, bananas da terra cortadas em rodelas e ligeiramente fritas em óleo branco, depois polvilhar com canela em pó, colocando por cima o pirão anteriormente apurado.
NKUDIÁ NZAMBIRI IA KITEMBU/NTEMBU
(Comida Sagrada de Kitembu)
Cozinhar uma abóbora vermelha, abri-la por cima e retirar ramas e sementes.
Recheá-la com camarões secos cozidos em água temperada com folhas de louro, hortelã e coentro. Depois refogar em azeite de dendê juntamente com castanhas de caju, amendoim, cebola batida e um pouco de vinho tinto.
Servir em vasilha de barro, forrada com folhas de mamona branca e cipó chumbo.
NKUDIÁ NZAMBIRI IA HONGOLO
(Comida Sagrada de Hongolo)
NOME DO PRATO: MBONZO
Cozinhar batatas doce em rodelas não muito finas, temperando durante o cozimento com canela em casca, cravos e uma pitada de pimenta da costa em pó e pó de aridan.
Escorrer e seca-las bem, depois fritar as rodelas de batatas doce em azeite de dendê e servi-las em travessa de barro ou em uma cabaça cortada ao meio, forrada com folhas de mamona branca ou guaco, podendo acrescentar ainda um pouco de melado de cana.
NKUDIÁ NZAMBIRI IA ZUMBA.
(Comida Sagrada de Zumba)
Prato feito com feijão fradinho cozido em água e sal, temperado com folhas de salsa e funcho. Depois retirar as peles dos feijões, os mesmos serão refogados com azeite de dendê e camarões, acrescenta-se carne cozida de peixe de água doce.
São colocadas pequenas porções em folhas de taioba que depois serão recozidas em banho Maria.
Colocar em vasilha de barro forrada com folhas de taioba.
NKUDIÁ NZAMBIRI IA NVUNJI
(Comida Sagrada de Nvunji)
Prato feito com quiabos cortados ao longo em cruz, refogados com azeite de dendê, cebola, folhas de mostarda, camarões, água e sal. Depois de quase pronto, acrescenta-se amendoim e castanha de caju.
Servir em vasilha de barro forrada com folhas de laranjeira (muxi-mindéle).
NKUDIÁ NZAMBIRI IA KAIANGO/MATAMBA
(Comida Sagrada de Kaiango/Matamba)
NOME DO PRATO: MAKANZÁ
Bolo feito com massa de feijão fradinho, cebola (lúmbua), farinha de camarão (kazeia makosa), sendo acrescentados camarões secos fritos no azeite de dendê (maji ndende) bem quente.
Depois de esfriar servir em vasilha de barro forrado com folha de banana.
NKUDIÁ NZAMBIRI IA DANDALUNDA
(Comida Sagrada de Dandalunda)
NOME DO PRATO: DIKENDE
Massa de feijão fradinho temperada com ervas aromáticas, cebola ralada, camarões secos e gengibre ralado.
Enrolar em folhas de bananeira e cozinhar ao vapor da água.
Servir em uma cabaça cortada ao meio e forrada com erva de Santa Maria (kixiriximba)
NKUDIÁ NZAMBIRI IA KUKUETU
(Comida Sagrada de Kukuetu)
Prato com arroz cozido com cebola e camarões, temperado com azeite de dendê e coentro, tendo por cima uma tainha frita no azeite de dendê ou simplesmente cozida.
Servir em prato de barro forrado com folhas de colônia.
NKUDIÁ NZAMBIRI IA LEMBA RIA NGANGA.
(Comida Sagrada de Lemba ria Nganga)
Prato feito com milho branco bem cozido em um chá forte de erva doce e canela em casca com leite de coco e açúcar, mexendo-se bem até formar uma massa consistente.
Enfeitar com coco ralado e servir em uma cabaça cortada ao meio forrada com folhas do algodoeiro.
GOSTARIA DE FAZER UM COMENTÁRIO SOBRE AS COMIDAS SAGRADAS!
Algumas pessoas acham que quando ofertamos uma comida para uma determinada Divindade, seja Nkisi/Mukixi (Angola/Congo–Bantu) ou Orisá (Nagô Yorubá–Ketu), essas Divindades vêm de alguma forma para saborearem essa comida. Na verdade é tudo uma questão de energia...
A terra e a água são fontes de puras de energias, para nós são as próprias Divindades...... são delas que vêm os alimentos, que também são energias.......essas energias (alimentos), são levados ao fogo (que também é um elemento energético).
Os alimentos em contato com o calor do fogo, juntamente com os temperos que são acrescentados, fazem com que ocorra uma fusão energética.
Essa energia exalada em forma de aroma (cheiro, odor) junto com as cantigas (Mimbu - plural de Muimbu) e as rezas (Mambu), que também são energias, que vêm em forma de pensamentos e palavras que saem para o espaço energético através da boca ......... ligam o alimento ofertado com a Divindade à quem estamos agradando e agradecendo, fazendo com que nossos pedidos se misturem à essas energias, que se propagam no universo energético, que fatalmente nos devolverá, em forma de bençãos.
Moxi Kione kandandu!
Tata Kiretaua
Comentários
Data | 12/05/2024 |
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De | Tata Xungo |
Assunto | Makuri de nkisis |
As tradições estão se perdendo dia a dia.
Hoje em muitas casas não se serve mais as carnes dos sacrificios feitos aos nkisis, e sim comidas de bife.
As pessoas e ate mesmo monas de nkise tem nojo
Não é como nos velhos tempos que ainda preservo.
Que servia o povo assistentes e mo as com as carmes dos sacrificios.
Aonde vamos parar com essa modernidade.
Meu makuiu, Tata Kiretauã.
Contimue postando mais mkurias.
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Data | 08/07/2023 |
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De | Tata Tanjionan |
Assunto | Pratos sagrados |
Makuiu Tata keretauã ,o difícil é tirar da mente dos angoleros ou q se dizem anos de submição ao povo nagô pois até nas casas tradicionais eu vejo em vídeos os termos ogan equedi sou de oxum sou de Ogun e por aí vai vejo q nas receitas vai sal e ouso q comida s3 santo não pode ir sal e especiarias se muitas delas vieram do continente africano aí me intriga servir feijoada pra nkose sendo q a mesma nunca foi um prato africano e sim um cozido feito com vários feijões e carnes aí aqui se adaptou criando no imaginário q Ogun come feijoada olha a destorcão e tão gigantesca de nem me preocupo em debater pois a resposta vem sempre a mesma os mais velhos faziam assim será no meu ver os zeladores mais antigos se preocupavam mais com as tradições mas hj todo canto se abre uma porta para santeiro q só N'zambe na causa.
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Data | 29/09/2021 |
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De | Alda |
Assunto | Makuriá nzambiri |
Adorei os ensinamentos e de muito valor aprender sempre um pouco mais,que tat'etu lemba lhe abençoe!!
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Data | 14/01/2021 |
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De | Rafael da Hora |
Assunto | Makuria |
Interessante e muito diferente do que conheço tudo que vejo nas casas de Angola por aqui é sempre uma copia do Ketu !
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Data | 12/12/2020 |
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De | Carlos de Mutalambo |
Assunto | Makuriá de Nzingalumbondo |
O que esta entidade come?
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Data | 08/05/2020 |
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De | Wagner de Lemb[a |
Assunto | A |
Mukuiu Tat`etu
{e sempre uma honra em participar desse aprendizado... sempre estamos aprendendo...
Nzambi ua kuatesa.
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Data | 24/06/2016 |
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De | Mutalajamuracy |
Assunto | Agradecimentos. |
Mokuiú, querido irmão, eu vos agradeço muito lindo os seus ensinamentos. Que nosso pai Lemba lhe dê muita força, e continue postando coisas lindas e boas como essas. Tata Mutalajamuracy.
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Data | 26/11/2014 |
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De | Tata Angelo de Katende |
Assunto | Pratos Sagrados |
Olá meu querido Tata Kiretauã, em tempo:
As matérias que formam fontes de pesquisa do curso O Povo Bantu, ministrado na UERJ, acham-se devidamente registradas no Ministério da Cultura - Direitos Autorais, assinadas pelo autor tendo um número de registro e referências da Lei, de modo, que ao serem expostas devem ter a autorização por escrito do autor ou pelo menos ter sua fonte em apenso junto a matéria que está sendo publicada. Fortes abraços!!!
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Data | 25/11/2014 |
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De | Tata ANGELO DE KATENDE |
Assunto | Pratos Sagrados |
Parabéns Tata Kiretauã, você copilou muito bem as comidas que me pediu algum tempo passado para aquela revista que vc escrevia em São Paulo.
Todas fazem parte do curso ministrado na UERJ, O Povo Bantu. Por favor não deixe de por a fonte que lhe forneceu esses conhecimentos, que foram adquiridos com muito trabalho e gastos nas pesquisas em territorios Bantu pelos quais eu viajei. Afinal de contas ninguém nasce sabendo, tem que aprender com outras pessoas. Jindandu kingunzu kuala xé anga ndonda!!!!!
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Data | 24/07/2014 |
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De | GESSÉ DE MUTALAMBÕ |
Assunto | ELOGIO |
MUITO RICO SEU AXÉ, POR FAVOR POSTA MAIS COMIDAS DESSA NAÇÃO TÃO RICA E LINDA!
ZAMBI NAKUATESSÁ!